Agregue valor em seu consultório Odontológico com apenas 10 atitudes simples!
Agregar valor no consultório odontológico é um grande desafio enfrentado por muitos profissionais. Trata-se de uma medida indispensável para empreendedores que buscam manter seu negócio atraente ao longo do tempo. Agregar valor é se diferenciar daquilo que é colocado no mercado, acrescentando mais qualidade, buscando inovações e mantendo um preço acessível, tendo como objetivo satisfazer o cliente e o fidelizar.
Portanto, é necessário investir na melhoria da qualidade de seu consultório, buscando sempre em primeiro lugar uma maior satisfação dos pacientes. Às vezes um pequeno detalhe faz toda diferença na fidelização dos mesmos!
Algumas atitudes tomadas no dia a dia de seu trabalho podem fortalecer seu nome no mercado e agregar valor ao seu consultório. Pensando nisso, nós do Instituto Marcelo Pedreira, separamos 10 atitudes que você deve ter em seu consultório.
Confira!
1. Conheça seu público-alvo
Primeiramente, saber com quem e para quem você está oferecendo seu serviço é um fator indispensável.
É importante realizar um cadastro para segmentar seu público. Depois que os dados estiverem preenchidos você pode fazer um levantamento de quem procura seus serviços com mais frequência.
2. Conheça sua concorrência
É preciso fazer uma análise de concorrência e conhecer seu mercado de atuação.
A partir de informações como: pontos fortes e fracos dos concorrentes, técnicas de atendimento, estratégias de marketing utilizadas, eventuais reclamações dos clientes, entre outros, sua empresa é capaz de identificar oportunidades para agregar valor ao consultório, e assim, convencer o cliente de que a sua proposta é melhor que a do concorrente.
3. Retorne ligações e e-mails!
Procure não deixar seus pacientes esperando respostas por muito tempo.
É preciso organização para não deixar mensagens passar em branco, pois isso pode acarretar na perda de um cliente!
Dê a resposta o mais rápido possível, assim, a probabilidade de fechar um negócio será maior.
4. Não se atrase para consultas
Chegar atrasado é negativo para sua imagem, pois traz a impressão de que você não tem responsabilidade para cumprir suas obrigações.
Tente ser sempre pontual!
Sabemos que isso não é tarefa fácil e que alguns imprevistos podem ocorrer. O ideal é explicar ao paciente o motivo de seu atraso. Isso irá tirar a impressão de que você não tem responsabilidade, além de fortalecer o laço entre vocês.
Também não adianta agendar 15 pacientes por dia se você não der conta de atendê-los com profissionalismo e pontualidade. Tenha em mente quanto tempo você demora em cada consulta e estipule uma folga entre os horários marcados, assim você pode ter uma margem de atrasos e não influenciar na espera do cliente.
Não se atrasar para consultas certamente irá agregar valor em seu consultório.
5. Surpreenda positivamente seu paciente
Busque sempre se dedicar e dar o seu melhor.
Não se contente em fazer apenas o combinado. Se, por exemplo, seu cliente te procurou com o objetivo de avaliar apenas determinado problema de saúde bucal, faça uma avaliação geral.
Além de agregar maior valor na consulta aos olhos do seu paciente, isso irá permitir diagnosticar outros problemas e alertar seu cliente.
Tal atitude ajuda na sua fidelização, pois o paciente certamente irá voltar para tratar os outros pontos levantados por você.
O valor é percebido a partir do momento que o paciente enxerga que o serviço oferecido é capaz de atender às suas mais variadas necessidades, e assim, acaba se fidelizando.
6. Se algo não saiu como o esperado, comunique
Se algum procedimento em seu trabalho não saiu como o esperado, não se faça de vítima e comunique.
É preciso assumir o seu erro e fazer de tudo para corrigi-lo! Tal atitude é muito valorizada pelos pacientes, e certamente irá agregar valor em seu consultório.
7. Mantenha contato com os pacientes e peça feedback
Também é fundamental manter contato com os pacientes. Isso garante que a pessoa tenha uma experiência positiva do seu trabalho, e com isso acaba se fidelizando.
Nesse sentido, você pode adotar o uso de e-mails, redes sociais ou mesmo telefones para que seus clientes entrem em contato e deixem seus feedbacks.
Pedir feedback é indispensável, pois te dá a oportunidade de encontrar pontos em seu serviço que ainda podem ser melhorados.
Ao fazer isso, além de obter informações valiosas para implementar melhorias em seu negócio, você também mostra que se importa com o que ele tem a lhe dizer, o que faz com que ele veja a sua empresa com bons olhos, agregando valor ao seu consultório.
8. Melhore a estrutura e a qualidade dos seus equipamentos
Pensar na harmonia do seu consultório ou da sua clínica pode parecer exagerado, mas há estudos comprovando que um ambiente organizado, estruturado e confortável ajuda a dar mais credibilidade e gera valor agregado em seu consultório.
9. Tente cumprir os prazos estabelecidos
Quando você colocar um prazo para prótese, aparelho ou qualquer outro tratamento odontológico uma regra é básica: CUMPRA O PRAZO.
Seu paciente conta com isso e sua imagem está atrelada à capacidade de entrega com tempo e qualidade.
10. O preço que você dá ao seu serviço
Por último, e talvez um dos pontos mais importantes, é preciso analisar o preço que você estabelece a seus serviços.
Os valores dos seus serviços devem ser justos e estipulados de acordo com a qualidade do serviço ofertado.
Se você conseguir efetivamente agregar valor ao seu consultório fazendo seu trabalho com qualidade, seu preço estabelecido não será questionado pelos seus pacientes, pois eles estarão satisfeitos com o resultado e o atendimento.
Tais ações são essenciais para que seu consultório consiga se diferenciar, aumentar o número de pacientes e alcançar os resultados desejados.
Afinal de contas, você está agregando valor em seu consultório? Conte pra gente.
Nós, do Instituto Marcelo Pedreira, temos diversos cursos que irão te ajudar a alavancar sua carreira odontológica.