Odontologia humanizada: como isso influencia sua profissão
A odontologia humanizada empregada em seu consultório é um fator decisivo na fidelização de pacientes.
O termo humanização implica a evolução do homem, onde ele aperfeiçoa suas aptidões através de sua interação com o ambiente em que se encontra. Nesse sentido, é preciso muita humanização no tratamento oferecido aos pacientes.
A odontologia humanizada é crucial para os empreendedores que almejam a satisfação dos pacientes em primeiro lugar. Consultórios que conseguem de fato implantar um atendimento humanizado, alcançam os melhores resultados e sucesso em sua profissão.
Vertentes da odontologia humanizada
Existem duas vertentes na odontologia humanizada: de um lado, é preciso tratar o seu lado profissional, e do outro, tratar de forma diferenciada o paciente.
A profissão do odontólogo é comprovadamente uma das mais cansativas e estressantes do mundo, pois é uma profissão com chance mínima de erro, onde os erros trazem problemas não só aos pacientes como também aos profissionais.
Aos profissionais gera problemas, porque errar no procedimento gera muito estresse, gastos e perda de tempo. Sem contar que a concorrência é muito grande e o trabalho para ser realizado diariamente na clínica é vasto, o que causa cansaço, pressa e necessidade de rapidez.
Nesse sentido, é preciso cuidar de sua mente e ter autoconhecimento. É preciso também se enxergar sem parâmetros externos, como cultura, sociedade e família para manter os pés na realidade. É necessário conhecer suas limitações e cuidar primeiramente de si, para depois conseguir atender seus pacientes de forma humanizada.
O que é odontologia humanizada?
A odontologia humanizada significa tratar seu consultório como uma empresa, sem tratar o paciente como uma mercadoria.
Um atendimento humanizado pressupõe a união de um comportamento ético com conhecimento técnico, com a oferta de cuidados dirigidos às necessidades dos pacientes, que vão além de apenas sanar os problemas bucais.
Humanização é investir no bem-estar dos pacientes e não deixar que a vida corrida de ambos afete a qualidade das relações humanas.
Mas afinal, como tratar seus pacientes de forma humanizada?
Receba seus pacientes de forma acolhedora
Primeiramente, para se empregar uma odontologia humanizada, é preciso receber seus pacientes de maneira acolhedora. A forma de se fazer isso é implementando o atendimento humanizado no dia a dia de seu consultório. Essa atitude deve ser tomada por você e por toda sua equipe, pois de nada adianta você ter atitudes positivas enquanto sua equipe deixa a desejar.
Tenha empatia
Em segundo lugar, é preciso ter empatia e tentar se colocar no lugar de seus pacientes.
Lembre-se: muitas pessoas sentem medo de ir ao dentista, e é devido a esse medo que muitos acabam marcando consultas somente quando sentem alguma dor e não encontram outra solução.
Para solucionar esse problema é preciso passar confiança para seus pacientes, portanto, explique cada procedimento que será feito e como será feito. Quando começarem a ver valor em seu trabalho, consequentemente, o medo vai embora.
Tenha um olhar cuidadoso
As vezes seu paciente está passando por um momento delicado e precisa ser enxergado e tratado como um todo, pois acima de um paciente ele é um ser humano.
Nesse sentido, você e sua equipe devem estar sempre atentos e tratar os pacientes de forma cortês e alegre.
Como a odontologia humanizada influencia sua profissão
Quando a odontologia humanizada consegue ser empregada em um consultório, as chances dos pacientes se fidelizarem é muito maior, pois os pacientes se sentem acolhidos e veem valor em seu trabalho.
Sem contar que eles sairão satisfeitos e felizes, não terão medo de voltar e certamente te indicarão para outras pessoas.
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